sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

"Estou focado no Felgueiras" - Telmo Castanheira em entrevista à NFSoccer

Telmo Castanheira no FC Vizela 1-0 FC Felgueiras.
(clicar na imagem para ampliar)
Telmo Castanheira, médio de 23 anos do FC Felgueiras, esteve em entrevista à NFSoccer:

Olá Telmo, antes de mais, obrigado por ter aceitado esta entrevista.
R: Obrigado eu pelo convite!

Vamos começar então, nasceu no Porto a 13 de Abril de 1992. Começou a sua carreira nas "Escolinhas" do Futebol Clube do Porto onde permaneceu até aos Sub-19. Conte-nos como foi a sua passagem pelo FC Porto? Gostava do ambiente ou preferia ter iniciado a sua carreira noutro clube?
R: Os meus primeiros dois anos de escolinhas foi no Sport Progresso, um clube de pequena dimensão, dos clubes mais antigos do porto. No fim desse segundo ano surgiu o interesse do Porto e aceitei de imediato. Gostei muito do tempo que passei no Porto, foram quase 10 anos, muitos títulos, muitas amizades, aprendi muito como jogador e formei me como Homem lá. Tenho muito a agradecer ao Porto, foram anos muito positivos.

Em 2009 saiu do FC Porto para o Leixões. O que motivou a sua saída?
R: Foi claramente uma precipitação da minha parte, assumo sem qualquer problema. Estava insatisfeito com o pouco tempo de jogo que tinha naquele momento, coisa que nunca tinha acontecido até então. Pedi insistentemente para sair mesmo contra a vontade dos responsáveis, acabei por sair. Assumo o erro, faz parte do crescimento.

Arrepende-se de ter saído do FC Porto? Se tivesse ficado lá acha que podia estar a jogar na equipa principal ou na equipa B? Ou teria saído para um outro clube?
R: Como referi arrependo-me, contudo é impossível saber isso, hoje sinto que era querido no clube e certamente as coisas poderiam ter sido bem diferentes.

Depois do FC Porto segue-se o Leixões em 2009 e o Marítimo em 2010, ambas estas passagens foram breves. O que falhou?
R: No caso do Leixões foi apenas meia época pois quando sai do FC Porto, a ideia era voltar a jogar para voltar a ter forma desejada e voltar à Seleção Nacional, mas tive uma lesão, fui operado e essa lesão acabou por me roubar os jogos que pretendia.
No ano seguinte foi tudo diferente, último ano de júnior, foi uma excelente época no Marítimo, não pude assinar pela equipa profissional do Marítimo devido aos direitos de Formação relativos ao FC Porto, uma vez que os dois clubes estavam com um conflito (que nesta caso era o Kléber).

Sente que foi injusto não ter podido ir para o Marítimo em 2010 devido às más relações entre os dois clubes?
R: De algum modo sim, fui apanhado no meio do conflito, mas o futebol tem destas coisas!

Depois do Marítimo, foi para o Tourizense onde esteve duas épocas, na qual foi capitão da equipa de Touriz. Pode contar como foi a experiência de ter saído de um clube tão grande como o Marítimo para uma equipa que lutava no Campeonato de Seniores?
R: Foi o meu primeiro ano de sénior, fui para um clube que costuma lançar jovens jogadores para os campeonatos profissionais. Foi um clube onde fui muito feliz, evolui e fiz grandes amizades. Foram dois anos importantes para mim.

Seguem-se o Freamunde em 2013 e o Vitória de Guimarães B em 2014. Gostou destas breves passagens?
R: No Freamunde fomos campeões, subimos de divisão, um ano fantástico, inesquecível. Grande grupo, jogávamos um futebol muito atrativo, foi um ano muito bom que acabou com um título de campeão. Não podia pedir mais. A saída para o Vitória foi um prémio por tudo isso, Tudo correu muito bem, estava a jogar, sentia-me muito bem, até que tive uma lesão que complicou tudo. De qualquer forma foi mais um ano de crescimento num clube fantástico com excelentes pessoas.

Vamos concentrar na atual época, está no modesto Felgueiras que joga no Campeonato Prio (antigamente chamado de Campeonato Nacional Seniores) que ficou na presente época em 5º Lugar do Campeonato de Portugal Prio Série B. O que falhou para não o Felgueiras não ter ido à próxima fase?
R: Já sabíamos que era complicado ir à segunda fase, devido às excelentes equipas como Fafe e Vizela. Estávamos bem no campeonato, perdemos 3 pontos na secretaria, penso que isso foi decisivo, equipa foi-se abaixo e não conseguimos recuperar. A época continua e há que levantar a cabeça.

Como assim perderam três pontos na secretaria?
R: Um jogador foi expulso no campeonato, supostamente cumpriu castigo na taça e jogou no campeonato na jornada seguinte. Isso não é permitido e perdemos os 3 pontos. Houve várias equipas a cometer o mesmo erro por falta de conhecimento dessa regra.

Recentemente houve parcerias do Campeonato Prio com a CMTV, para si, acha que é bom ou mau? Acha que a divisão onde atualmente atua deve ser mais vista pelo público Português?
R: É muito bom, tem vários jogadores com potencial nesta divisão apenas à espera de uma oportunidade. Com esta parceria o campeonato terá mais visibilidade e será uma montra maior. Vai ser bom para o jovem jogador português não tenho dúvidas.

A janela de transferências fecha agora no fim de Janeiro, pensa em manter-se no Felgueiras ou mudar-se?
R: Felizmente tem havido abordagens e inclusive já propostas para a próxima época, mas tudo pode acontecer, contudo, neste momento estou focado no Felgueiras.

Tem propostas de que clubes em concreto?
R: Prefiro não mencionar clubes mas já recebi abordagens de clubes de divisões superiores, mas para já, e como já tivera dito, estou focado unicamente no Felgueiras!

Dou então por terminada a entrevista, obrigado por este grande momento Telmo!
R: Obrigado eu pelo convite, foi um prazer! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apenas poderá comentar se possuir uma Conta Google.